Astrologia é uma área de estudo que acredita que a posição relativa aos corpos celestes influenciam na personalidade, nas relações humanas. Alguns astrólogos definem a Astrologia como uma linguagem simbólica, arte, vidência e outros a definem como ciência social e humana. Os astrólogos nome dado aos estudiosos da astrologia, mas a classe cientifica diz que a astrologia seria uma pseudo ciência. Interessante que apesar da classe cientifica não considerar a Astrologia como uma ciência porque seus estudiosos não conseguem comprovar cientificamente seus métodos, pergunto se os cientistas conseguem comprovar a não existências de muitos fenômenos. A diferença entre ciência e espiritualidade esta no cientista.
Informações retratam que a astrologia tenha surgido por volta do terceiro milênio antes de A.C.
A Astrologia teve um importante papel na formação das culturas influenciando inclusive a Astronomia.
Até a Era Moderna a Astrologia e a Astronomia eram comuns uma a outra foi no século XVIII com a remoção oficial da Astrologia do meio acadêmico.
No século XX a Astrologia retorna a algumas universidade EUA surgindo assim a Astrologia contemporânea.
Por muito tempo a Astrologia se baseou na observação de objetos astronômicos e no registro de seus movimentos. Recentemente os astrólogos tem usado dados coletados pela Astronomia e organizados em tabelas chamadas efemérides, que mostram as posições dos corpos celestes.
O Horóscopo é uma ferramenta principal da astrologia. Conhecido como mapa natal, carta natal, carta astrológica. É um diagrama bidimensional que representa a posição dos corpos celestes vistos de certo local, que varia do centro da Terra, a sua superfície, e ate sendo o Sol ponto central.
A interpretação deste mapa leva algumas considerações.
A posição dos corpos celestes em relação ao signo e zodíaco. Calculo das dignidades astrológicas, posição absoluta e relativa destes corpos dentro de um dos sistemas de casas astrológicas.
Os aspectos astrológicos: relação trigonométrica dos corpos celestes entre si.
Há, no entanto, diferenças na forma como estes apoios básicos são usados nas diferentes tradições, as quais incluem: desenvolverem, ao observar o céu, um ou outro tipo de calendário, para medir as variações do clima no decorrer do ano.